Concurso - Banca Nova (Projeto Finalista)

Categoria - Concurso de idéias

ÁREA - 15m²

ANO - 2012

LOCAL - São Paulo - SP

BANCA CONTAINER

 

CONCEITO
- A proposta apresentada propõe a reutilização de containers empregados no transporte de carga. Isto se justificava pelos containers apresentarem condições favoráveis para abrigar uma banca de revistas, sendo elas descritas a seguir. 

 

RE-USO
- A coincidência das dimensões do container com as exigências dadas pelo edital torna o aproveitamento destes uma opção econômica e sustentável.  Além disso, a estrutura é resistente e confere segurança total contra vandalismos e furtos quando fechado.
- Os Containers de carga por já serem fabricados em escala industrial apresentam um custo consideravelmente baixo cabendo poucas alterações para adequar ao uso de banca de revistas.
- Como todo o invólucro externo da banca já estará pronto, sendo necessário apenas o tratamento térmico e acústico, revestimento interno e expositores, a nova banca container apresenta alto valor quanto à sustentabilidade, pois terá um custo final baixo e um tempo de execução recorde.

 

TRANSPORTE
- Pelo fato de ser um Container de carga, já existente no mercado, o transporte torna-se muito fácil. Este pode ser feito com a banca container já montada o que também gera a possibilidade de mudar as bancas de lugar, caso seja necessário, já que elas podem ser transportadas prontas.

 

ESTÉTICA
- Os containers possuem caráter contemporâneo que é uma das exigências do edital, inserindo um elemento novo, mas que ao mesmo tempo torna-se parte do lugar por lhe dar uma identidade. Fechadas, as bancas containers se mostram como invólucros hermeticamente lacrados, conferindo a segurança necessária ao acervo interno. Abertas, as bancas containers se revelam para as pessoas, mostrando toda a sua capacidade de armazenamento e exposição.

 

AUTO-SUFICIÊNCIA ENERGÉTICA
- Há a possibilidade de utilizar painéis fotovoltaicos acoplados à estrutura do container para captação da energia solar, armazenamento e utilização da energia para abastecimento elétrico da banca.

PRANCHA_01
PRANCHA_01
PRANCHA_02
PRANCHA_02
PRANCHA_03
PRANCHA_03
PRANCHA_04
PRANCHA_04
PRANCHA_05
PRANCHA_05